9 de nov. de 2010

NOTICIAS DO IFSC

Prioridades: Infra-Estrutura, Hospitalidade e Lazer

Cerca de 30 pessoas compareceram na última sexta-feira (5) na EEB Maria Correa Saad, em Garopaba, na reunião promovida pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) para debater os cursos a serem implantados no Campus Avançado da cidade. Após uma tarde de discussão, as áreas apontadas para os primeiros cursos do novo campus foram a de Hospitalidade e Lazer e Infra-Estrutura. Foi definido também que será feita uma avaliação para verificar a demanda pelos cursos de Agroecologia, Pesca e Enfermagem na região.

Pesquisa - O encontro contou com a participação de uma Comissão Técnica do IF-SC, de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de representantes dos setores de educação e empreendedores da iniciativa privada, além de líderes comunitários da região.

No início da reunião, o professor do IF-SC, Fernando Goulart Rocha, apresentou os resultados da pesquisa de demanda, coordenada por ele, para confirmar se os cursos indicados na audiência pública – realizada no final de julho - são os que a região necessita. O trabalho foi realizado com 400 pessoas nos municípios de Garopaba, Imaruí, Imbituba e Paulo Lopes.

Após analisar as respostas, o trabalho indicou que, para o novo campus, seria interessante a oferta de cursos de qualificação, na modalidade Proeja (Fundamental e Médio) e de Ensino Médio integrado aos cursos técnicos. “Dos entrevistados, 55% têm ensino médio incompleto”, salienta Rocha.

Resultados - A pesquisa foi aplicada por meio de questionário com estudantes dos anos finais do Ensino Médio, trabalhadores, gestores, desempregados e ex-trabalhadores das áreas profissionais pesquisadas.



Fotos: Divulgação
Cerca de 30 pessoas participaram da avaliação

Dos cursos listados na audiência pública, os prioritários para a região – de acordo com a pesquisa – são os técnicos de Enfermagem, Informática, Meio Ambiente, Edificações e Hospedagem. O período noturno foi o mais indicado pelos entrevistados para a oferta dos cursos.

Cursos em 2011 - Durante o encontro, o pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IF-SC, Marcelo Carlos da Silva, destacou que inicialmente o Campus Avançado de Garopaba deve começar com três cursos técnicos. “Nossa idéia é que esses cursos já sejam oferecidos no segundo semestre de 2011, mas já em 2011/1 é possível ampliar a oferta de cursos de qualificação”, afirmou.

Segundo o pró-reitor, num primeiro momento, os professores virão de outros campi do IF-SC, mas logo deverá ser aberto concurso público para contratação de professores para o próprio campus.

Expectativa - Na reunião, o professor da UFSC, Paulo Freire Vieira, que nos últimos 12 anos vem estudando o desenvolvimento territorial sustentável com identidade cultural na zona costeira do estado, realizou uma apresentação destacando de que maneira acredita que a vinda do IF-SC para Garopaba pode ajudar as comunidades da região.

“É importante pensar numa escola que ajude a reter os jovens no local em que nasceram e se criaram, sobretudo se a região tiver uma identidade cultural”, ressaltou. Para o professor, o novo campus do IF-SC pode ser uma alavanca geradora de frutos a médio e longo prazo.

Cursos - No encontro, ficou definido que os primeiros cursos do novo campus devem ser nas áreas de Hospitalidade e Lazer e Infra-Estrutura. Entre os cursos possíveis estão Edificações, Hospedagem e Serviços de Restaurante e Bar. Foi definido também que será feita uma avaliação para verificar a demanda pelos cursos de agroecologia, pesca e enfermagem na região. “Nosso desafio neste momento não é definir qual curso, mas como os conhecimentos serão incluídos nos projetos pedagógicos dos cursos”, explicou o pró-reitor do IF-SC.

Para o diretor do Campus de Garopaba, João Pacheco de Souza, a reunião foi bastante produtiva e deu rumo para a definição dos cursos do novo campus. “Nosso objetivo agora é ter essa definição até o final do mês”, complementou.

(fonte http://www.garopabaonline.com.br/cn_notgrb/notgrb_principal.php?codigo=1169 )

Nenhum comentário: