31 de ago. de 2011

Por que a chama do fogão é azul e não emite fumaça?


A chama do fogão é azul basicamente porque a queima do com bustível resulta em gás carbônico e água. Segundo o físico e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ennio Peres da Silva, são esses materiais, gerados na queima do gás do fogão, que emitem luz no espectro do azul.

Silva explica que algumas vezes, quando o gás está perto de acabar, por exemplo, algumas impurezas podem queimar junto. Como essas impurezas não queimam por completo, elas emitem luz amarela. Um maçarico, por exemplo, quando está sendo ajustado, tem chama amarela. Contudo, quando a proporção de oxigênio e gás é perfeita, ou seja, o combustível é totalmente queimado, sem desperdício, a chama do maçarico fica azul.

E por que esses compostos emitem luzes de cores diferentes? O físico explica que, ao aquecermos um material, as moléculas entram em um estado de agitação, porque estão absorvendo energia, mas depois decaem, emitindo energia – no caso, em forma de fótons, a partícula da luz. O resultado da queima de gases do fogão é gás carbônico e água, moléculas que emitem muita energia. Quando a proporção não é perfeita, como no caso do maçarico, são emitidos também hidrocarbonetos, que emitem menos energia, uma característica de suas ligações de carbono. Isso resultado no tipo de luz que eles emitem: azul (que tem mais energia) e amarela (com menos energia).

É exatamente por queimar completamente e emitir gás carbônico e água que o gás do fogão não emite fumaça, ao contrário da madeira, que ao queimar emite outros componentes que formam a fumaça.


As unhas da mão crescem mais rápido que as do pé?


O mecanismo exato que controla a velocidade do crescimento das unhas das mãos e dos pés é desconhecido, diz Jeffrey S. Dover, professor clínico adjunto de dermatologia da Escola de Medicina de Yale. Ainda assim, já se estabeleceu que as unhas da mão crescem cerca de três vezes mais rápido do que as do pé.

“Conforme as unhas envelhecem, elas provavelmente reduzem um pouco seu crescimento”, disse Dover. “Não sabemos por quê”. A pele fica menos elástica e brilhante com a idade, “e cabelo e unhas fazem parte da nossa pele, envelhecendo de forma similar”.

Bruce Robinson, instrutor clínico de dermatologia dos hospitais Lenox Hill e Mount Sinai, de Nova York, disse que as unhas da mão “atingem seu pico de crescimento na segunda e terceira década, ocorrendo um leve declínio a seguir”. Segundo ele, um possível motivo é um fluxo sanguíneo reduzido e condições médicas que podem afetá-lo – como o fenômeno de Raynaud, que causa uma constrição espasmódica do fluxo sanguíneo.

De acordo com Robinson, a taxa de crescimento das unhas da mão depende de um conjunto de variáveis: do próprio indivíduo, da destreza manual (por motivos desconhecidos, as unhas costumam crescer mais rapidamente na mão usada ao escrever), enfermidades e idade. Ele também disse que a taxa aumentava no verão e diminuía no inverno e que se julgava que o crescimento fosse mais veloz nos homens e nas mulheres durante a gravidez do que nas mulheres que não esperavam bebês.

Nenhum comentário: