11 de out. de 2011

VARAL LITERÁRIO







“Varal literário”

O trabalho foi realizado com as turmas de 6a série do turno matutino, na disciplina Língua Portuguesa, sob a orientação da professora Francine, e consistiu na elaboração de poesias – nos mais diversos temas de interesse – pelos próprios alunos. Depois de um processo de construção do conceito de poesia, os alunos tiveram acesso à atividade “Oficina de poesia”, exibida on-line.

O objetivo da atividade foi proporcionar um momento lúdico de criação poética aliado à formação da subjetividade dos alunos, além do conhecimento sobre o gênero “poesia” e do desenvolvimento da capacidade de produção escrita.

O resultado foi um varal de poesias colorido e surpreendente, no que refere ao talento poético dos nossos poetas da 6ª 01, 6ª 02 e 6ª 03, exibido no pátio da escola.

Abaixo relacionamos algumas dicas que facilitam a produção de poesias, para aqueles que desejam seguir os passos dos poetas da escola:

1. Sobre o que você quer falar?

Um bom assunto é aquele que está mexendo com você ultimamente. Pode ser qualquer coisa, qualquer sentimento. Poesia é uma forma de comunicação. Pode ser romântica, engraçada, de amizade... Você manda!

2. Soltando as palavras

Pegue um papel e vá anotando várias palavras que tenham a ver com o assunto. Tente achar rimas para elas. Não precisa pensar muito. Brinque de rabiscar palavras. Quanto mais, melhor. Depois você escolhe as preferidas.

3. A primeira frase

Você não precisa acertar logo de cara. É justamente a vontade de acertar de primeira que “emperra” o pensamento. Você é livre para escrever e apagar o que quiser, mudar tudo de lugar... Solte o verbo! Não tenha medo...

4. Como rimar?

Existem vários jeitos de combinar rimas. Podemos, por exemplo, numa poesia de quatro linhas (A, B, C, D), rimar:
A com B e C com D (primeira com segunda e terceira com quarta), ou
A com C e B com D (primeira com terceira e segunda com quarta), ou
Apenas B com D (segunda com quarta linha).

(mais fotos na Galeria de Fotos)

Nenhum comentário: