4 de out. de 2012

Os jogos e a Geografia



            Segundo Orso (1999, p. 7)
“a acriança precisa ser alguém que joga para que, mais tarde, saiba ser alguém que age, convivendo sadiamente com as regras do jogo da vida. Saber ganhar e perder deveria acompanhar a todos sempre”.

Através de jogos se desenvolvem muitas habilidades e conhecimentos e ainda, aprender de forma lúdica é muito mais prazeroso e encantador.
            Quem não lembra de um jogo divertido e animador? É muito bom quando através de jogos se consegue atingir objetivos educacionais.
            Crianças que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem, podem ter um resultado muito mais satisfatório quando o método para ensinar são os jogos. Eles estimulam o aluno, o motivam, despertam a curiosidade, proporcionando uma forma de aprender que é prazerosa, de maneira lúdica, bem diferente dos resultados de uma aprendizagem sob “pressão”. Outro ponto importante é a maneira com que os jogos influenciam no desenvolvimento da agilidade, da concentração e do raciocínio. Contribuem para um desenvolvimento intelectual, pois precisam pensar tomar “decisões”, criar, inventar, aprender a arriscar e experimentar. Dependendo da maneira com que os jogos são aplicados, podem ajudar também no comportamento em grupo, nas relações pessoais e na ajuda coletiva.
         Então significa que não condicionei as aulas de GEOGRAFIA ás brincadeiras, mas favoreci a transição do pensamento concreto ao abstrato, da imaginação a vontade consciente de suas intenções e aplicações.  
 As aulas foram realizadas com a Professora Cristiane e as turmas do 6°ano e com a colaboração da professora Dirivete, tendo a aplicação prática com os alunos dos anos iniciais do Esnino Fundamental.

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