Segundo Orso (1999, p. 7)
“a
acriança precisa ser alguém que joga para que, mais tarde, saiba ser alguém que
age, convivendo sadiamente com as regras do jogo da vida. Saber ganhar e perder
deveria acompanhar a todos sempre”.
Através de jogos se desenvolvem muitas habilidades e
conhecimentos e ainda, aprender de forma lúdica é muito mais prazeroso e
encantador.
Quem não lembra de um jogo divertido
e animador? É muito bom quando através de jogos se consegue atingir objetivos
educacionais.
Crianças que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem,
podem ter um resultado muito mais satisfatório quando o método para ensinar são
os jogos. Eles estimulam o aluno, o motivam, despertam a curiosidade,
proporcionando uma forma de aprender que é prazerosa, de maneira lúdica, bem
diferente dos resultados de uma aprendizagem sob “pressão”. Outro ponto
importante é a maneira com que os jogos influenciam no desenvolvimento da
agilidade, da concentração e do raciocínio. Contribuem para um desenvolvimento
intelectual, pois precisam pensar tomar “decisões”, criar, inventar, aprender a
arriscar e experimentar. Dependendo
da maneira com que os jogos são aplicados, podem ajudar também no comportamento
em grupo, nas relações pessoais e na ajuda coletiva.
Então significa que não condicionei as
aulas de GEOGRAFIA ás brincadeiras, mas favoreci a transição do pensamento
concreto ao abstrato, da imaginação a vontade consciente de suas intenções e
aplicações.
As aulas foram realizadas
com a Professora Cristiane e as turmas do 6°ano e com a colaboração da
professora Dirivete, tendo a aplicação prática com os alunos dos anos iniciais do Esnino Fundamental.
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